A importância das embalagens para o consumidor: uma análise sensorial

A importância das embalagens para o consumidor: uma análise sensorial

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Consideradas como canais de extrema importância para atingir os clientes, as embalagens exercem um papel essencial para a efetivação da venda. Em um único design, existem multifunções associadas a elas. Desde a proteção, transporte e comunicação dos benefícios de um produto.

São as embalagens que atuam no sistema límbico (área das emoções cerebrais) dos clientes, com o objetivo de potencializar a experiência sensorial, gerar interesse mesmo de longe, seja atrás de vitrines, em catálogos comerciais, outdoors e por aí vai.

Das mais simples às mais requintadas, as embalagens são, hoje, os canais de comunicação mais eficientes que uma empresa dispõe para atingir seus clientes. Conforme listamos acima, elas protegem, transportam, identificam e informam, assim como atraem, seduzem e conquistam e, por todas essas atribuições, carregam consigo a importante missão de fazer valer toda uma série de esforços de qualificação produtiva.

Se não protegerem e transportarem com eficiência, invalidarão os produtos; se não identificarem e informarem com clareza, o consumidor não saberá que se trata de algo de seu interesse. E, finalmente, se não conseguirem atrair, seduzir e conquistar, outras o farão em seu lugar. Afinal de contas, em um mercado competitivo como o atual, nenhum é mais visto como insubstituível, ainda mais se esse produto fizer parte do segmento de cosméticos e beleza.

E se tratando de perfumes especificamente, a cor do produto, a fragrância e a finalidade devem estar alinhadas a embalagem escolhida, desde as cores, formatos do frasco, tampas, pintura e apresentação como um todo. Para o consumidor, todos esses elementos são uma coisa só, ou seja, na cabeça dele ele não separa a embalagem do produto, ele compra pelo conceito geral.

Vale ressaltar ainda, que especificamente os perfumes são produtos onde as questões de ordem emocional são tão, ou mais relevantes, que informações técnicas na hora de surpreender o público-alvo. Os aspectos visuais são muito importantes nesse processo sensorial e exercem influência significativa na decisão de comprar ou não.

O consumidor escolhe um perfume pela embalagem, pelo que ela representa, ou seja, a mensagem que ela transmite, e por fim, aprecia a fragrância. Em algumas campanhas, a mensagem é tão bem elaborada, e o frasco tão incrível, que o consumidor vê uma propaganda e imagina em sua mente que fragrância aquele perfume possui. Ele se visualiza naquela campanha ou obtendo aquilo que ela determinou. Pode ser status, força, beleza, como também, calmaria, tranquilidade, alegria. Varia muito do propósito da marca e do produto.

Mais do que atratividade, uma embalagem deve estar em consonância com as mensagens e promessas de uma fragrância. Deve fazer sentido para o consumidor, de forma que as características que fazem-no sentir-se atraído por uma embalagem que esteja em consonância com o cheiro.

Diante disso, é fundamental estabelecer uma relação com os consumidores para compreender questões fundamentais ao desenvolvimento do produto, como: seus hábitos de consumo, a maneira como ele utiliza o produto, o que valoriza nele, como escolhe, como compra, como estoca e assim por diante. Essas são premissas fundamentais e que devem ser atendidas pelo design da embalagem. Elas garantirão a conformidade entre o desenho estrutural e da comunicação visual, e as características e exigências do consumidor.

Portanto, converse com seu consumidor! Envie pesquisas, coloque seu time para falar com ele, faça ações em que ele ganhe algo se responder algumas perguntas sobre seus interesses, formule questionários simples.

Nada de páginas enormes com perguntas entediantes, separe os temas e vá pesquisando aos poucos. Não esqueça de coletar o consentimento dos entrevistados, mesmo que o formato da pesquisa não seja digital para se proteger de transtornos futuros.

De posse de todas essas informações, converse com seu time de desenvolvimento de produto e mercado. Não temos dúvidas de que tanta informação rica, irá contribuir para que seu produto seja campeão de vendas! E conte com a Ociplex no desenvolvimento de novos produtos!

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